sexta-feira, 18 de maio de 2012

Obras completas de Ernesto Nazareth

Faz pouco tempo que o Instituto Moreira Salles (RJ) lançou um site dedicado aos 150 anos de Ernesto Nazareth a comemorar o ano que vem. Ernesto Nazareth (Rio de Janeiro, 1863-1934) foi sem dúvida um dos maiores pianistas e compositores brasileiros de todos os tempos e autor de inúmeras músicas conhecidas no mundo inteiro. Ernesto Nazareth é reconhecido como um dos compositores mais importantes do choro brasileiro.

O site recentemente lançado (www.ernestonazareth150anos.com.br) é uma mina para cada pianista interessado na época dourada do choro. Não há somente todas as informações sobre a biografia do Ernesto, visualmente resolvida com uma linha de tempo. Não há somente uma discografia completa com todos as gravações desde 1902. A parte mais interessante para mim é o arquivo de partituras: http://www.ernestonazareth150anos.com.br/Works.

A equipe atrás do site reeditou todas as obras de Ernesto Nazareth e disponibilozou para quem quiser baixar como arquivo pdf. São as melhoras edições que agente pode achar na internet, e quase todas estão acompanhadas por um texto falando sobre a origem e a história de cada música. Além disso o arquivo de partituras também contém versões só em melodia e cifra (tipo songbook) das músicas mais populares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário