sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Mestria não precisa de esforço

Quem não conhece: quando a gente quer ser muito bom, quando se importa em ser bom e quando pretende fazer uma coisa com muita vontade, é mais provável que a gente falhe. Não é falta de capacidade, é um tipo de bloqueio na mente que evita bons resultados justamente quando a gente os precisa mais. E, por outro lado, numa situação quando não importa, a gente consegue uma performance soberana e sem esforço como um mestre. É assim no futebol, no mercado de trabalho ou na música, enfim.

Muitos músicos sofrem com este dilema de não poderem mostrar todo o potencial artístico na hora da apresentação. A concorrência entre bons músicos é enorme e as possibilidades de ganhar dinheiro com música são bem limitadas. A pressão psicológica leva muitos ao desanimo nos estudos, a bloqueio na execução de músicas e a falta de inspiração e criatividade. O pianista Kenny Werner (http://kennywerner.com), que fez sucesso enorme no jazz internacional, passou por este processo de auto-limitação na própria biografia e, finalmente, encontrou um método que revela que a mestria de nossos ídolos não é só uma coisa milagrosa. O método mostra que é possível aprender tocar música sem preocupações e sem esforço num nível mais alto, como os grandes mestres fazem.

Em 1996, depois de muitos anos de estudo sobre esta ideia, Werner publicou a sua obra "Effortless Mastery - Liberating the Master Musician Within (Mestria sem esforço - como liberar o músico mestre dentro de si)". O livro existe até hoje apenas em inglês, mas desde o começo de 2012 ele também está disponível como ebook nas lojas virtuais da iTunes e da Amazon, um fato que facilitou bastante o acesso aqui no Brasil.

O método "Mestria sem esforço" é inspirado por um encontro entre Werner e o pianista brasileiro João Assis Brasil nos anos 1970 no Rio de Janeiro. É um dos episódios que ele conta no livro, começando com sua própria história e com o problema, que mesmo ele sendo muito talentoso, nunca conseguia dedicar-se à música com profundidade. Já um músico sucedido na época, Werner começou aprender tocar piano novamente quase a partir do começo. Nota por nota, ele descobriu a beleza e a sublimidade da música fora dos padrões estéticos, juntando as ideias de João Assis Brasil e outros pianistas com as filosofias e práticas de meditação da Ásia, como yoga e zen budismo.

Mais que um livro só para ler e entender intelectualmente "Effortless Mastery" é um caminho prático em quatro passos para quem está em busca de liberar todo o potencial artístico de dentro de si. Cada passo acompanha uma meditação que se encontra num CD que Werner produziu junto com o livro e que está disponível para baixar grátis para quem comprou o livro (http://kennywerner.com/effortless-mastery). Quatro passos poderosos para "reprogramar" a nossa relação com a música, como Kenny Werner escreve. E em tudo que você praticar e tocar, atribuirá bastante estas duas frases: "I am a master (Eu sou um mestre)" e "This is the most beautiful sound I've ever heard (Este é o som mais lindo que ouvi na minha vida)".

Para descrever o método um pouco mais detalhadamente: o primeiro passo mostra como entrar num estado de meditação chamado "Space (espaço)", para deixar todas as nossas preocupações e compromissos, toda nossa vontade e ambição para trás e se tornar livre para a música acontecer. No segundo passo, a gente começa tocar música numa improvisação livre no instrumento, permanecendo neste "espaço" e somente assistindo o que as mãos estão tocando. Só com o passo três, a gente escolhe um exercício ou uma música que pode ser tocado sem nenhum esforço (provavelmente uma música que é muito mais fácil do que a gente costuma tocar, não é?). Mesmo desencantando, assim a gente avalia o nível, de verdade, em que a gente consegue tocar com facilidade e mestria. O quarto passo, finalmente, mostra caminhos como praticar efetivamente para aprender novas músicas a partir deste nível e como dominar material mais difícil para ser tocado com a mesma facilidade. Assista abaixo o trailer do DVD "Effortless Mastery" que será lançado em breve e onde o próprio autor fala sobre o método dos quatro passos.



Além disso, o livro "Effortless Mastery" virou um projeto bem mais amplo. Em vários workshops sobre o assunto, Kenny Werner atuou como pedagogo e criou um grande círculo de fãs e interessados que discutem as ideias dele até na internet num seminário web (chamado "telewebinar", disponível para download grátis: http://kennywerner.com/effortless-mastery/telewebinar).

Está curioso para ler o livro? Veja abaixo as opções para comprar-lo.
iBook-Store da Apple para iPad, iPhone e iPod: http://itunes.apple.com/us/book/effortless-mastery/id467558949?mt=11
Amazon-Store para Kindle: http://www.amazon.com/dp/B005OUHOLY
O livro real se encontra também no catálogo da Livraria Cultura: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/externo/index.asp?id_link=11183&destino=/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=662965&

Mais informações sobre "Effortless Mastery" e o link para baixar gratuitamente o CD com as meditações se encontram nesta página web: http://kennywerner.com/effortless-mastery

Nenhum comentário:

Postar um comentário