sexta-feira, 18 de maio de 2012

Obras completas de Ernesto Nazareth

Faz pouco tempo que o Instituto Moreira Salles (RJ) lançou um site dedicado aos 150 anos de Ernesto Nazareth a comemorar o ano que vem. Ernesto Nazareth (Rio de Janeiro, 1863-1934) foi sem dúvida um dos maiores pianistas e compositores brasileiros de todos os tempos e autor de inúmeras músicas conhecidas no mundo inteiro. Ernesto Nazareth é reconhecido como um dos compositores mais importantes do choro brasileiro.

O site recentemente lançado (www.ernestonazareth150anos.com.br) é uma mina para cada pianista interessado na época dourada do choro. Não há somente todas as informações sobre a biografia do Ernesto, visualmente resolvida com uma linha de tempo. Não há somente uma discografia completa com todos as gravações desde 1902. A parte mais interessante para mim é o arquivo de partituras: http://www.ernestonazareth150anos.com.br/Works.

A equipe atrás do site reeditou todas as obras de Ernesto Nazareth e disponibilozou para quem quiser baixar como arquivo pdf. São as melhoras edições que agente pode achar na internet, e quase todas estão acompanhadas por um texto falando sobre a origem e a história de cada música. Além disso o arquivo de partituras também contém versões só em melodia e cifra (tipo songbook) das músicas mais populares.

Valsa para impressionar no piano

Quem é pianista sabe que é sempre bom de ter uma peça no repertório para brilhar no piano em qualquer situação, por exemplo num coquetel elegante ou numa festa de aniversário. Alguém te pergunta se você sabe tocar piano e você responde por exemplo com esta música: A Valsa Mágica da trilha sonora do filme italiano A lenda do pianista do mar. Ela é virtuosa, romântica e jazzy e vai impressionar em qualquer situação. A música foi composta pelo pianista italiano Amedeo Tommasi que trabalhou por muito tempo com diretores e compositores em Hollywood.

Fiquei procurando por muito tempo por transcrições desta música na internet como não existem partituras oficialmente publicadas. Têm várias transcrições nos portais de troca de partituras na internet, mas a maioria é mal editada e/ou numa versão simplificada. Quem tiver com vontade de aprender esta valsa melhor faz uma própria transcrição através da trilha sonora do filme ou usa uma das transcrições disponíveis na internet para criar uma própria versão.
A música até parece que está sendo gravada por dois pianos ou em duas trilhas. Por isso surgem partes da valsa que precisam ser adaptadas para um piano só porque estar quase impossível de tocar-las igual o original.

Quem despertou interesse em conhecer a Valsa Mágica pode baixar uma versão escrita através deste link: http://forpiano.com/file2/amadeo_tommasi__magic_waltz.pdf

Veja aqui também o vídeo com a cena correspondente do filme: