terça-feira, 21 de agosto de 2012

O Passeio com o Barquinho

Sail Away é uma composição do trompetista americano Tom Harrell e foi gravada, pela primeira vez, para o album com o mesmo título em 1989. Nesta música Harrell procura juntar a estética do moderno jazz dos anos 60 com o rítmo da Bossa Nova. Com as harmonias alteradas e cromáticas do jazz e com uma melodia flutuando nas margens delas como um peixe na beira de um recife de corais, Sail Away é a versão musical de um passeio com um barquinho em uma laguna do Caribe.


 

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Mestria não precisa de esforço

Quem não conhece: quando a gente quer ser muito bom, quando se importa em ser bom e quando pretende fazer uma coisa com muita vontade, é mais provável que a gente falhe. Não é falta de capacidade, é um tipo de bloqueio na mente que evita bons resultados justamente quando a gente os precisa mais. E, por outro lado, numa situação quando não importa, a gente consegue uma performance soberana e sem esforço como um mestre. É assim no futebol, no mercado de trabalho ou na música, enfim.

Muitos músicos sofrem com este dilema de não poderem mostrar todo o potencial artístico na hora da apresentação. A concorrência entre bons músicos é enorme e as possibilidades de ganhar dinheiro com música são bem limitadas. A pressão psicológica leva muitos ao desanimo nos estudos, a bloqueio na execução de músicas e a falta de inspiração e criatividade. O pianista Kenny Werner (http://kennywerner.com), que fez sucesso enorme no jazz internacional, passou por este processo de auto-limitação na própria biografia e, finalmente, encontrou um método que revela que a mestria de nossos ídolos não é só uma coisa milagrosa. O método mostra que é possível aprender tocar música sem preocupações e sem esforço num nível mais alto, como os grandes mestres fazem.

Em 1996, depois de muitos anos de estudo sobre esta ideia, Werner publicou a sua obra "Effortless Mastery - Liberating the Master Musician Within (Mestria sem esforço - como liberar o músico mestre dentro de si)". O livro existe até hoje apenas em inglês, mas desde o começo de 2012 ele também está disponível como ebook nas lojas virtuais da iTunes e da Amazon, um fato que facilitou bastante o acesso aqui no Brasil.

O método "Mestria sem esforço" é inspirado por um encontro entre Werner e o pianista brasileiro João Assis Brasil nos anos 1970 no Rio de Janeiro. É um dos episódios que ele conta no livro, começando com sua própria história e com o problema, que mesmo ele sendo muito talentoso, nunca conseguia dedicar-se à música com profundidade. Já um músico sucedido na época, Werner começou aprender tocar piano novamente quase a partir do começo. Nota por nota, ele descobriu a beleza e a sublimidade da música fora dos padrões estéticos, juntando as ideias de João Assis Brasil e outros pianistas com as filosofias e práticas de meditação da Ásia, como yoga e zen budismo.

Mais que um livro só para ler e entender intelectualmente "Effortless Mastery" é um caminho prático em quatro passos para quem está em busca de liberar todo o potencial artístico de dentro de si. Cada passo acompanha uma meditação que se encontra num CD que Werner produziu junto com o livro e que está disponível para baixar grátis para quem comprou o livro (http://kennywerner.com/effortless-mastery). Quatro passos poderosos para "reprogramar" a nossa relação com a música, como Kenny Werner escreve. E em tudo que você praticar e tocar, atribuirá bastante estas duas frases: "I am a master (Eu sou um mestre)" e "This is the most beautiful sound I've ever heard (Este é o som mais lindo que ouvi na minha vida)".

Para descrever o método um pouco mais detalhadamente: o primeiro passo mostra como entrar num estado de meditação chamado "Space (espaço)", para deixar todas as nossas preocupações e compromissos, toda nossa vontade e ambição para trás e se tornar livre para a música acontecer. No segundo passo, a gente começa tocar música numa improvisação livre no instrumento, permanecendo neste "espaço" e somente assistindo o que as mãos estão tocando. Só com o passo três, a gente escolhe um exercício ou uma música que pode ser tocado sem nenhum esforço (provavelmente uma música que é muito mais fácil do que a gente costuma tocar, não é?). Mesmo desencantando, assim a gente avalia o nível, de verdade, em que a gente consegue tocar com facilidade e mestria. O quarto passo, finalmente, mostra caminhos como praticar efetivamente para aprender novas músicas a partir deste nível e como dominar material mais difícil para ser tocado com a mesma facilidade. Assista abaixo o trailer do DVD "Effortless Mastery" que será lançado em breve e onde o próprio autor fala sobre o método dos quatro passos.



Além disso, o livro "Effortless Mastery" virou um projeto bem mais amplo. Em vários workshops sobre o assunto, Kenny Werner atuou como pedagogo e criou um grande círculo de fãs e interessados que discutem as ideias dele até na internet num seminário web (chamado "telewebinar", disponível para download grátis: http://kennywerner.com/effortless-mastery/telewebinar).

Está curioso para ler o livro? Veja abaixo as opções para comprar-lo.
iBook-Store da Apple para iPad, iPhone e iPod: http://itunes.apple.com/us/book/effortless-mastery/id467558949?mt=11
Amazon-Store para Kindle: http://www.amazon.com/dp/B005OUHOLY
O livro real se encontra também no catálogo da Livraria Cultura: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/externo/index.asp?id_link=11183&destino=/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=662965&

Mais informações sobre "Effortless Mastery" e o link para baixar gratuitamente o CD com as meditações se encontram nesta página web: http://kennywerner.com/effortless-mastery

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Pianos digitais para Iniciantes (2)

Eu quero começar a fazer aulas de piano, mas qual instrumento eu deveria adquirir para praticar em casa? Meu filho ou minha filha vai frequentar aulas de piano, mas qual é o piano certo para ele ou ela? Claro, um piano acústico é sempre uma boa escolha, mas tem uma outra opção em que deveriamos pensar: pianos digitais. Não é só que os pianos digitais hoje já chegam bem perto de um piano acústico em termos de qualidade do som e do mecanismo do teclado. É também, que pianos digitais tem umas caraterísticas a frente dos pianos comuns: dá pra tocar-los com volume baixo ou com fones de ouvido em qualquer horário do dia sem incomodar ninguém, eles geralmente tem uma grande variabilidade de timbres quando o piano acústico só tem um, e eles não precisam ser afinados, enquanto o piano acústico precisa de um afinador pelo menos uma vez por ano.

Segunda parte: Pianos digitais móveis

Este é a segunda parte do meu guia de compras de pianos digitais para iniciantes. Desta vez eu vou pôr em destaque instrumentos móveis que geralmente ficam em um lugar definido no apartamento e distinguem-se por suas qualidades estéticas como móveis. Quem tiver com interesse de comprar um instrumento portátil para levar para festas, ensaios de bandas, igreja etc, confira a primeira parte do meu guia aqui.



Yamaha Arius YDP-141

A série Arius é para quem gosta da qualidade do som e do teclado dos pianos digitais da Yamaha, mas também para quem gosta do preço acessível deles. O YDP-141 é o modelo de base da série e serve para todas as necessidades do iniciante de piano: um teclado excelente com 88 teclas pesadas e sensitivas, 6 timbres incluindo piano, piano elétrico e órgão, três pedais de sustain e para o abafamento do som, duas pistas de gravação, metrônomo, duas saídas para fones de ouvido e dois alto-falantes para a reprodução do som. O instrumento está sendo vendido em duas cores, um marrom escuro que se chama "Dark Rosewood" e uma réplica de madeira clara com o nome "Cherry". Com um valor por volta de R$ 3500,00 o YDP-141 é o piano digital móvel mais em conta no mercado, sem muitas restrições na qualidade do instrumento. Na balança o YDP-141 pesa 37 kilos.

A ficha técnica completa e imagens do YDP 141 se encontram no site da Yamaha Brasil: http://br.yamaha.com/pt/products/musical-instruments/keyboards/digitalpianos/arius_series/ydp-141/?mode=model



Korg LP-350

Na área de pianos digitais móveis a Korg convence de novo com um instrumento de boa qualidade e de um design minimalista. No estado fechado ele parece um pequeno aparador na sala, com tampa aberta o LP-350 se revela como a versão móvel do piano partátil SP-250 da Korg. 88 teclas pesadas com ação de martelo como um piano acústico, 30 timbres dos instrumentos mais comuns, três pedais para sustain e abafamento, metrônomo, duas saídas de fones de ouvido, saída de linha mono/estéreo e um sistema de dois alto-falantes um pouco superior do modelo concorrente da Yamaha. O LP-350 pesa 42 kilos, disponível nas cores preto e branco e custa no Brasil por volta de R$ 4000,00.

Acesse o site da Korg para mais informações sobre o LP-350: http://www.korg.com.br/padrao/padrao.php?link=produtos&linha=C0341&codigo=10270121



Roland RP301

Na mesma faixa de preço do LP-350 da Korg a Roland oferece um piano chamado RP301 que convence com a qualidade consagrada de som e da mecânica do teclado desta marca. A qualidade excelente do som é atingida por dois alto-falantes com uma potência de 12 watts e por uma tecnologia que possibilita uma maior sensibilidade das teclas. Além disso o teclado de 88 teclas é feito de um material que imita o visual e o toque das teclas de marfim dos pianos antigos. O RP301 possui 54 timbres de piano e outros instrumentos, três pedais para sustain e abafamento, uma pista de gravação para até 10 músicas, metrônomo, duas saídas de fones de ouvido e conexões de linha. O piano está disponível nas cores preto e marrom escuro, pesa 39 kilos e é vendido no Brasil na faixa de R$ 4500,00.
Segue o link para a descrição de produto no site da Roland: http://roland.com.br/roland/produtos/785

Vale a pena mencionar que a Roland produz um irmão deste piano chamado RP301R. Por uma diferença de valor de proximadamente mil Reais este piano está equipado com uma tecnologia de acompanhamento de ritmo chamado "Pianist Mode". Em vez de usar só o baixo tocado para conduzir o acompanhamento, este recurso analisa toda a música tocada para gerar um acompanhamento de ritmo ainda mais apropriado. Um ótimo recurso para quem quer aproveitar de uma grande variedade de ritmos sem a necessidade de se limitar para uma linha de baixo simplíssima na mão esquerda.
Para saber mais sobre esta tecnologia confira o link para o site da Roland: http://roland.com.br/roland/produtos/798