segunda-feira, 8 de julho de 2013

Homenagem ao Grande Maestro Tom Jobim

Muitos o consideram o maior músico brasileiro de todos os tempos e não precisa de muitas palavras para provar essa tese. "Garota de Ipanema", sua composição mais popular, fica hoje em segundo lugar das músicas mais executadas mundialmente, depois de "Yesterday" dos Beatles. A canção nasceu da mais ilustre das grandes parcerias artísticas do maestro: com o diplomata, escritor e poeta Vinícius de Moraes. Várias obras da dupla, que se conheceu nos anos 50 num dos bares cariocas que frequentavam os artistas e intelectuais, entraram no repertório básico não só dos músicos brasileiros, mas também de artistas do jazz de todos os países: "Água de beber", "Chega de saudade (No more blues)", "Insensatez (How Insensitive)" ou "Só danço samba (Jazz'n'Samba)" para mencionar só as mais conhecidas.

Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, nascido em 25 de janeiro de 1927 no Rio de Janeiro e falecido em 8 de dezembro de 1994 em Nova Yorque, compositor, arranjador, pianista e um dos inovadores consagrados do movimento da Bossa Nova, será o homenageado especial na próxima edição da série Jazz da Comunidade no +Espaço Comunidade na zona sul de São Paulo, que acontecerá no dia 14 de julho de 2013 a partir das 19 horas.

O espetáculo que acontece com frequência num espaço cultural no bairro Jardim Monte Azul propõe trazer homenagens e músicas de grandes compositores brasileiros e internacionais para um público que tem pouco acesso à apresentações desse tipo. O tributo a Tom Jobim contará de novo com o trio JaZZ100StreZZ formado por +Henrique Bochud (bateria), Danilo Vianna de Castro (baixo) e +Matthias Vogt (piano) e terá o prazer de dividir o palco com as cantoras Paula da Paz e +Katia Trindade. Além disso terá participações especiais dos violonistas +Renato Mancilha, +Costela Mendes, e Rodrigo Schiavon.

A equipe do JaZZ100StreZZ fez questão de compor uma retrospetiva musical do Tom Jobim que abrange também várias composições menos conhecidas como por exemplo "Capitão Bacardi" (instrumental do disco "Wave" de 1967 e parceria com o grande arranjador Claus Ogerman), "Remember" (instrumental do disco jazzístico "Tide" de 1970) ou "Turma do funil" (marchinha pouca conhecida e fruto da parceria entre Tom Jobim, Chico Buarque e Miúcha em 1979). Mas com certeza também terá muitas músicas famosas que convidarão o público para cantar junto. E cada uma dessas músicas, uma grande história. "A felicidade", parceria com Vinícius de Moraes e tema musical do filme "Orfeu Negro" que ganhou um Oscar em 1960, "Águas de março", dueto consagrado e auge da colaboração com a cantora Elis Regina, "Sabiá", parceria com Chico Buarque e vencedor do 3° Festival Internacional da Canção da TV Globo em 1968, e "Piano na Mangueira", também parceria com Chico Buarque e reação musical para a homenagem do maestro da famosa escola de samba no desfile carnavalesco em 1992.

O espetáculo JAZZ DA COMUNIDADE ESPECIAL TOM JOBIM acontecerá no domingo, 14 de julho de 2013, a partir das 19 horas no +Espaço Comunidade, Rua Domingos Marques 104, Jardim Monte Azul, São Paulo. Para mais informações acesse www.espacomunidade.blogspot.com.br ou confira o site do evento no facebook: http://www.facebook.com/events/472930139442280/?ref=14 e confirme já a sua presença.


Nenhum comentário:

Postar um comentário