segunda-feira, 15 de junho de 2015

Viva Dominguinhos!


No fim da tradicional época de São João o +JaZZ100StreZZ  homenageia em evento no dia 5 de julho no Jardim Monte Azul um dos maiores sanfoneiros do Brasil: Dominguinhos.

Foi aos 13 anos que um menino com o apelido Neném do Acordeon fez uma longa viagem de caminhão junto ao pai, de Garanhuns/Pernambuco, para o Rio de Janeiro. O convite do ídolo e maior estrela do nordeste, Luiz Gonzaga, de vir para a ainda capital e centro cultural do país marca o início de uma carreira incrível de um dos artistas mais influentes da música brasileira que pouco depois se tornou conhecido pelo nome de Dominguinhos. 

Uma vida musical enraizada na música folclórica do nordeste, partindo dos programas regionais e noites de forró, com longos períodos e parcerias na MPB e bossa nova, passando pelo pop e sempre beliscando do jazz e da música americana. A obra de Dominguinhos soma mais de 200 composições, uma discografia de 45 álbuns, inúmeras participações em outros discos e coletâneas, e dois prêmios pelo Grammy Latino. Além disto o povo o conhece pelas melodias famosas como “Eu só quero um xodó”, “Sanfona Sentida” ou “Lamento Sertanejo”. A compaixão pública foi grande quando o mestre da sanfona faleceu em julho de 2013.

A ideia de fazer uma homenagem jazzística já veio da própria obra de Dominguinhos. Já que nos anos 70 ele gravou “Domingo Menino Dominguinhos” (1976) e “Oi, lá vou eu” (1977), dois LPs com forte influência do jazz, da bossa nova e do pop. Até o fim da sua vida ele firmou parcerias com grandes exponentes da música improvisada como Arismar do Espirito Santo, Sivuca, Hermeto Pascoal, Wagner Tiso, Yamandu Costa, João Donato e outros como mostra um pouco o documentário póstumo “Dominguinhos” (2014) e o último álbum “Iluminado” (2010). 

No fim da época das tradicionais festas juninas o JaZZ100StreZZ convida não só para um tributo a um artista mais que especial, mas também para apreciar um clima gostoso de um bar de jazz com seus vinhos e velas, encontros e conversas. E mesmo assim terá pessoas que não conseguirão ficar só contemplando parados perante o som do quarteto formado por +Matthias Vogt  (piano), Danilo Vianna de Castro (bateria), Henrique Bochud +Henrique Bochud (bateria), Thiago da Mota Vieira (triângulo) e os convidados especiais! 

JaZZ100StreZZ: Tributo Dominguinhos; 05 de julho de 2015 às 19h no Centro Cultural Monte Azul, Av. Tomás de Sousa, 552, Jardim Monte Azul, São Paulo/SP. Entrada gratuita!


Nenhum comentário:

Postar um comentário